4 novidades em tecnologia que toda empresa de TI deve saber

4 minutos para ler

Acompanhar as principais novidades em tecnologia do mercado é premissa básica de empresas de TI que querem se diferenciar da concorrência. Esse conhecimento permite o pioneirismo na oferta de novos serviços, o que por sua vez fornece maior vantagem competitiva assim como favorece a fidelização dos clientes.

Se você quer conhecer as principais tendências tecnológicas e saber um pouco mais sobre a aplicabilidade delas no mercado de TI, está no lugar certo. Continue a leitura e confira!

1. Big Data e Business Intelligence

O acesso à internet e a disponibilização de dados online provocou grandes mudanças na forma como consumimos informação — e também na quantidade dela que temos à disposição. Como organizar tantos dados de forma adequada e que privilegie os interesses dos consumidores?

É com esse propósito que o tratamento do big data por meio do business intelligence deve se tornar cada vez mais uma realidade das empresas de TI. Nesse contexto, o social business também entra em jogo, privilegiando a interação e o sucesso no atendimento.

2. Realidade Aumentada

Para além da caça aos Pokémons, o futuro da realidade aumentada agora tem sido considerado como uma Mixed Reality (uma realidade misturada), em que a interação com a tecnologia é mais verdadeira. Mais do que ver objetos em 3D por meio da tela do celular, as pessoas terão experiências bem mais imersivas, podendo até mesmo “entrar” nos seus jogos favoritos.

Outras aplicações já são previstas, como a realização de cirurgias remotas e a criação de manuais interativos que permitirão o conserto e a utilização de equipamentos de maneira mais simples e novas aplicações à educação a distância.

Atualmente, os altos custos de sua implementação ainda são os maiores limitantes às equipes de TI e as principais inovações tanto em realidade aumentada como em realidade virtual acabam restritas a grandes empresas.

Powered by Rock Convert

3. Cloud Computing

O cloud computing foi uma das primeiras tendências da Transformação Digital e, atualmente, se mostra cada vez mais relevante a negócios de diferentes segmentos. Segundo uma pesquisa do Gartner, já a partir de 2020, uma política de não adoção de sistemas em nuvem será tão rara quanto políticas de não adoção de internet hoje em dia.

Com a crescente preocupação pela segurança de dados, uma maior adoção às redes híbridas tem sido vista. Dessa forma, as empresas conseguem gerenciar melhor o que deve ou não estar armazenado na nuvem, garantindo maior controle aos acessos à rede.

4. Inteligência Artificial

Foi-se o tempo em que a inteligência artificial era uma realidade restrita aos grandes filmes de ficção científica. Atualmente, a aplicação prática dessa tecnologia vem sendo impulsionada especialmente pelo Machine Learning, pela criação de sistemas preditivos e pelo desenvolvimento dos assistentes virtuais.

O Google é um dos pioneiros nessa empreitada, especialmente nesse último quesito, com o Google Assistant. Porém, em um futuro não muito distante, diferentes empresas poderão se beneficiar dessa tendência, inclusive em prol do próprio negócio.

Para as equipes de TI, a inteligência artificial permitirá a criação de sistemas inteligentes e autogerenciáveis. O melhor aproveitamento da quantidade cada vez maior de dados e informações também trará vantagens, inclusive aos times de vendas, que poderão oferecer soluções cada vez mais alinhadas às necessidades dos clientes.

A transformação digital já trouxe diferentes mudanças ao mercado e isso está longe de acabar. Para garantir o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas de TI precisam estar por dentro das principais novidades em tecnologia, tanto para aplicarem esses conceitos internamente como para saberem oferecê-los aos seus clientes.

Gostou deste texto? Espero que sim! Aproveite a visita ao site e descubra por que a integração entre CRM e BI pode trazer bons resultados ao seu negócio.

Posts relacionados

Deixe uma resposta