Entenda a importância do dashboard em BI para a estratégia da empresa

7 minutos para ler

A série de avanços tecnológicos pela qual estamos passando melhorou a vida das pessoas em diversos pontos e otimizou a produção de empresas e indústrias. Isso, por meio de novas ferramentas e técnicas de gestão. 

Apesar desses benefícios, é inegável que, nesta nova lógica de mercado, decisões precisam ser tomadas em períodos cada vez menores. Frente a essa situação, o dashboard em BI surge como uma solução interessante.

Por meio da tecnologia, que une os fundamentos do Business Intelligence (BI) a uma ferramenta que permite que eles sejam usados ao máximo, o gestor de uma companhia tem o potencial de tomar suas decisões de modo mais efetivo e seguro, o que se reflete positivamente nos resultados da empresa.

Você gostaria de compreender melhor essa inovação e aprender como ela pode auxiliar a gestão de sua empresa? Leia o artigo e descubra como o dashboard em BI pode beneficiar sua companhia!

Conceito de Business Intelligence

Não é nenhuma novidade que a gestão de uma empresa precisa lidar, diariamente, com uma série de fatores. Entre eles, podemos citar a operação direta do negócio, o armazenamento de insumos, a interação entre colabores e muitas outras atividades que estão diretamente ligadas ao funcionamento do negócio.

A tarefa de gerenciar todas essas atividades não é nada simples. Para que esse trabalho seja, de fato, bem-sucedido, é necessário que o responsável por ele tenha acesso a uma série de informações que possa utilizar para definir objetivos e traçar os rumos da empresa.

Nesse contexto, é importante salientar que todas as atividades relacionadas a coleta, organização e análise de dados, que devem ser apurados e utilizados no processo para elaboração de estratégias e tomadas de decisões, podem ser descritas como Business Intelligence.

A finalidade de uma estratégia de BI é fornecer à equipe de gestão todas as ferramentas de que ela necessita para dirigir a empresa de forma eficiente. Via de regra, sua implementação está atrelada ao uso de um software empresarial, geralmente um ERP ou CRM.

Cabe ao software coletar dados a respeito da operação da empresa, interligar seus setores — otimizando, assim, a comunicação entre eles — e fornecer à gestão indicadores precisos sobre o desempenho do negócio, para que ela possa embasar suas decisões.

Definição de dashboard

Para que uma estratégia de Business Intelligence seja efetiva, ela precisa reunir uma série de dados e, por meio de uma análise, transformá-los em indicadores. A grande questão é que, por mais precisos e confiáveis que sejam os dados, sem um modo de visualizá-los, eles são inúteis.

Nesse contexto, o dashboard mostra sua importância. De um modo resumido, a ferramenta pode ser descrita como um tipo de painel em que informações úteis são transmitidas para o usuário. Neste caso, informações relevantes a respeito da operação de uma empresa.

Apesar da importância do dashboard, é válido ressaltar que, a fim de cumprir plenamente sua função, ele precisa contar com algumas funcionalidades.

Painel intuitivo

Qualquer pessoa habituada a lidar com funções relacionadas à gestão entende que o número de informações geradas diariamente pela operação de uma empresa é enorme. Além disso, esses dados tendem a ser bem complexos, o que dificulta a tarefa de compreendê-los.

Para que seja considerado funcional, portanto, um dashboard em BI precisa ser capaz de reunir e organizar esses dados de um modo simples e eficiente, de modo que o responsável por analisá-los consiga entender as informações apresentadas a ele rapidamente.

Liberdade de customização

Empresas diferentes têm necessidades diferentes. Por isso, uma solução única dificilmente será capaz de atender plenamente às demandas de dois negócios distintos. Ainda, até na mesma organização, profissionais diferentes precisam lidar com tarefas diferentes, o que significa que os dados enviados a eles não serão, necessariamente, os mesmos.

Assim, a customização é tão importante porque permite que o gestor defina quais informações serão exibidas em seu dashboard em BI, o que abre espaço para que ele acesse mais rapidamente os dados pertinentes ao seu trabalho, evitando perder tempo com informações irrelevantes.

Como o dashboard em BI pode ajudar sua empresa

Agora que você entende melhor o conceito de BI e sabe como funciona um dashboard, é hora de compreender mais a fundo os benefícios acarretados pela combinação dessas ferramentas produtivas. Continue a leitura e descubra como o dashboard em BI pode levar a produtividade de sua empresa a outro nível.

Verificação de custos mais eficiente

Mensurar o custo total necessário para a operação de uma empresa tende a ser uma tarefa complexa. Afinal, esse valor é composto por um conjunto de gastos que, muitas vezes, são tão pequenos ou estão tão atrelados a outras operações que é impossível identificá-los.

Por meio de um dashboard em BI, porém, o gestor financeiro é capaz de observar o fluxo de caixa e o uso dos recursos da empresa de um modo mais efetivo, o que lhe permite identificar, com maior facilidade, áreas em que os gastos podem ser reduzidos.

Avaliação de mercado

Os números não mentem! Por meio de funções auferidas pela ferramenta de BI, o time de gestores tem a possibilidade de verificar, em tempo real, a representação numérica do desempenho de sua empresa. É válido ressaltar que um sistema eficiente permite que o usuário estabeleça indicadores distintos para cada região, o que lhe permite observar em que pontos a empresa é mais forte.

Ao fazer uso dessa função, os gestores podem planejar estratégias para crescer ainda mais nas regiões em que a empresa tem bom desempenho e para identificar e eliminar os problemas que a impedem de crescer nas regiões em que sua participação é limitada.

Controle do negócio

Por mais eficientes que sejam os gestores de uma empresa, eles não têm a disponibilidade para acompanhar, de perto, cada um dos processos necessários para a operação do negócio. Por esse motivo, algumas falhas e gargalos tendem a passar despercebidos.

O dashboard em BI, porém, permite que o gestor tenha acesso, em tempo real, a diversas informações a respeito das atividades realizadas em sua empresa. Tal benefício aumenta seu nível de controle e conhecimento sobre o próprio negócio, o que lhe permite administrá-lo de forma mais eficiente.

A união entre as práticas de BI e um dashboard altamente responsivo e personalizado permite que os gestores de uma empresa tenham acesso a um nível mais alto de controle e informação. Ao fazer uso de uma fonte confiável e clara de informações, podem implementar projetos e decisões estratégicas de forma segura e em curtos períodos, o que se reflete positivamente no caixa da empresa.

Você gostaria de ter acesso a um dashboard em BI de alta qualidade, projetado para apresentar as informações de um software de gestão de forma prática e intuitiva? Descubra as soluções em dashboard em BI da MyBI!

Posts relacionados

Deixe uma resposta