[JULHO/19] Como escolher o melhor software de BI para a sua empresa?

6 minutos para ler

Na busca para se manterem competitivas no cenário de negócios, as empresas reconhecem cada vez mais a importância das ferramentas de Business Intelligence (BI). Nesse sentido, a escolha de um software de BI que tenha ótimo custo-benefício, atendendo às necessidades da organização, pode ser decisiva para o sucesso.

No artigo de hoje, você poderá entender melhor quais são as características de um software de BI que precisam ser levadas em consideração para que sua decisão seja efetiva, além de conhecer os diferenciais do MyBI, solução desenvolvida pela Intranet Sistemas. Siga em frente com a sua leitura!

O que é BI?

Business Intelligence é um conceito relacionado à infraestrutura técnica dos processos de coleta, armazenagem e análise dos dados produzidos pelas atividades de uma empresa. BI é um termo amplo que engloba mineração de dados, análise de processos, benchmarking de desempenho e análise descritiva.

Abarca, ainda, uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que permitem às organizações realizar esses procedimentos, preparando as informações para que possam ser transformadas em conhecimento gerencial.

Por meio do BI, é possível avaliar todos os dados gerados por uma empresa, estudando indicadores e construindo relatórios de fácil entendimento, fazendo com que a medição do desempenho e das tendências possa nortear as decisões de gerenciamento.

A necessidade de BI foi derivada do conceito de que gerentes com informações imprecisas ou incompletas tenderão, em média, a tomar decisões piores do que se tivessem dados mais robustos e corretos. 

A lógica do Business Intelligence surgiu, portanto, para tentar eliminar esse problema, na medida em que oferece melhores meios para a análise das referências. Também torna a apresentação dessas métricas algo mais rápido, pois permite a elaboração de dashboards que facilitam a visualização.

Os softwares de BI

Nesse contexto, os softwares de BI são sistemas computacionais que possibilitam realizar parte ou mesmo todas as atividades relacionadas aos processos de Business Intelligence que forem de interesse de uma empresa.

Essas soluções normalmente funcionam de maneira integrada a outros sistemas, como o ERP e o CRM, permitindo o input de dados para facilitar o gerenciamento das bases, construindo análises seriais que transformam informações isoladas em algo que seja realmente estratégico e relevante para as operações de negócio.

O que um software de BI precisa entregar?

Um bom software de BI deve apresentar algumas características, e pode ser que você considere difícil realizar uma escolha, já que são muitos, os pontos que precisam ser observados. 

Talvez, a mais fundamental delas seja a facilidade de uso. É preciso que as ferramentas sejam bastante intuitivas e que qualquer usuário possa aprender a utilizá-las. Caso contrário, as dificuldades podem fazer com que o sistema seja relegado.

Sempre que uma tecnologia demanda muito esforço para ser acessada, é necessário montar uma equipe especializada em sua administração, o que foge aos objetivos do BI. 

Sua ideia é justamente simplificar a análise de informações nas áreas funcionais, como marketing e produção. Se o uso do software de BI for dependente dos profissionais de TI, a tendência é que as pessoas não incorporem sua utilização na rotina.

É ideal, também, que o software ofereça grande variedade de possibilidades no que diz respeito à construção de indicadores e à apresentação de relatórios. Ou seja, quanto mais “parametrizável” ele for, melhor será sua aplicação. Se o sistema não apresentar esses recursos de forma padrão, será preciso realizar customizações em cada caso, o que pode elevar bastante os custos.

Outro ponto interessante que deve sempre ser observado é a facilidade de implantação. Produtos muito pesados, que demandam grandes servidores e volumes de memória, podem ser muito complexos de ser gerenciados no dia a dia, além de terem custos elevados em face dos investimentos demandados para seu funcionamento.

Quanto maiores forem as capacidades de integração de um software de BI, melhor. Isso é fundamental, pois, quando há a necessidade de se extrair manualmente informações de um sistema para carregar outro, inúmeros problemas podem acontecer. Além da perda de tempo e da dedicação de recursos para isso, processos não automatizados são muito sujeitos a erros.

É importante, também, avaliar se o software disponibiliza informações atualizadas em tempo real. Isso pode fazer toda a diferença na adoção de estratégias e ações. Quanto antes você conseguir identificar um desvio ou oportunidade, maiores serão suas chances de sucesso.

Por fim, é preciso levar em consideração questões como a segurança do sistema e o suporte oferecido pelo fornecedor. De nada adianta investir em uma solução e depois ficar desamparado, caso alguma situação desagradável aconteça. 

Falhas não são esperadas, mas, se ocorrem, é muito significativo poder contar com o apoio de quem lhe vendeu o software de BI para processar o que for indicado para a resolução.

Quais os diferenciais do MyBI?

A Intranet Sistemas é uma empresa consolidada no mercado de tecnologia há mais de 20 anos. Por meio de nossa solução de Business Intelligence, o MyBI, oferecemos para nossos clientes a oportunidade de agilizar processos, melhorar a produtividade e tomar decisões mais bem embasadas.

O MyBI é um sistema leve, rápido e com baixos custos operacionais. Nossa interface é bastante amigável, e o software pode ser acoplado facilmente ao seu ERP e CRM, não demandando grandes tempos e esforços para que a integração aconteça.

Ao contratar o MyBI, um aplicativo suportado por iOS e Android será disponibilizado para sua empresa. Esse app será personalizado com o nome e o logotipo de sua organização, e você poderá, inclusive, oferecer acesso para os seus próprios clientes, visando o compartilhamento de informações a respeito dos projetos que você está desenvolvendo e que são de interesse deles.

Dentre as funcionalidades do MyBI, se destaca, também, o dashboard interativo. Com ele, é simples criar e alterar os indicadores apresentados e também compartilhar as informações, facilitando a comunicação.

Agora que você já sabe que o MyBI é a melhor solução em software de BI para a sua empresa, o que acha de entrar em contato conosco? Agende uma reunião para nos conhecer e para construirmos uma parceria sólida e de sucesso, unificando nossos objetivos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta