BI e Data Warehouse: como eles se relacionam?

3 minutos para ler

Com o surgimento dos sistemas gerenciadores de bancos de dados na década de 1980, iniciou-se uma demanda de métodos de armazenamento desses elementos. A intenção deles era de suprir os gestores com informações estratégicas, como o comportamento do mercado, interesses dos clientes, dentre outros. Saiba que a interação de ferramentas como o BI (Business Intelligence) e Data Warehouse (DW) faz esse serviço.

Neste artigo, vou explicar o que é o Data Warehouse e demonstrar que quando ele é aliado com o BI pode impulsionar a sua empresa e aumentar as suas vendas possibilitando o alcance das metas propostas, independentemente do tamanho do seu empreendimento. Acompanhe este material.

O que é o Data Warehouse?

A tradução literal da junção dessas duas palavras da língua inglesa é: “depósito de dados ou armazém de dados”. Quem utilizou esse termo pela primeira vez foi o cientista de computação americano Bill Inmon, considerado o “pai do Data Warehouse”.

O Data Warehouse trata-se de um banco de dados com uma arquitetura própria para armazenar informações relativas a um negócio. Esses dados podem ser integrados com as diversas ferramentas de estratégia de suporte empresarial adotadas pelas organizações.

Qual o objetivo de um Data Warehouse?

O objetivo do Data Warehouse é auxiliar os gestores a tomarem decisões estratégicas por meio de análises de dados agrupados em uma base de informações. Com isso, é possível reduzir o risco de erros gerenciais gerados por determinações intuitivas originadas em momentos de falta ou insuficiência de dados.

Quais as vantagens do Data Warehouse

Saiba quais são as vantagens que um negócio pode obter com a implantação do Data Warehouse:

  • centralização de informações;
  • integração com sistemas de BI;
  • coerência de informações com as necessidades do seu negócio;
  • estruturação de dados, proporcionando precisão e qualidade;
  • possibilidade de consultas buscando dados históricos;
  • os dados existentes não se perdem com a entrada de novas informações;
  • acesso fácil e intuitivo na busca de dados;
  • criação de padrões de informações.

Quais as desvantagens?

Sabemos que o mundo dos negócios contém riscos, dessa mesma maneira até ferramentas eficientes podem apresentar problemas. Conheça algumas desvantagens que podem ser encontradas em sistemas com Data Warehouse:

  • alto custo para implementação e manutenção dos dados;
  • possibilidade de conflitos com outros sistemas de informação;
  • necessidade de treinamento da equipe;
  • os dados podem se tornar obsoletos em um curto espaço de tempo.

Como integrar BI e Data Warehouse nos projetos?

As empresas que utilizam sistemas de Business Intelligence em seus projetos podem integrá-las com o Data Warehouse. Dessa maneira ele será a fonte de informações do BI — o DW centralizará e organizará os dados das diferentes fontes e ferramentas do seu empreendimento, possibilitando análises rápidas e seguras.

Essa integração pode ser feita por um processo denominado ETL (Extract, Transform and Load), na língua portuguesa seria o mesmo que extração, transformação e carregamento de dados.

A cada momento surgem diferentes tecnologias e maneiras de oferecer produtos e serviços. Portanto, é essencial a adoção de ferramentas como o BI e o Data Warehouse para facilitar e agilizar de maneira precisa a rotina dos gerentes em suas corporações. Porém, para implementar esses recursos você deve buscar empresas especializadas nesses serviços.

Se você gostou do assunto, continue no blog e descubra como o Business Intelligence pode ajudar o seu negócio. Até breve!

Posts relacionados

Deixe uma resposta